“Carnes em geral, queijos e ovos não possuem açúcar, e por isso podem ser consumidos à vontade por quem convive com Diabetes.”
FAKE – Apesar de não possuírem açúcar, eles são ricos em proteínas e gorduras. Se consumidos em excesso, podem interferir na glicemia e ainda elevar os níveis de colesterol.
“Todas as pessoas com Diabetes precisam aplicar insulina?”
FAKE – Nem todo paciente precisa fazer uso da insulina.
A insulina é sempre utilizada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1. Isso porque este tipo de diabetes acontece pela destruição autoimune das células produtoras de insulina, então, é preciso repô-la através de medicação.
Entretanto, a insulina também pode ser usada em diabetes tipo 2, quando o pâncreas começa a produzir insulina em quantidades insuficientes, e também em alguns casos de diabetes gestacional.
“Se não for tratado , o diabetes pode causar complicações severas?”
FATO – O diabetes pode levar a diversas complicações severas, principalmente se não controlado de forma correta. Algumas delas são: neuropatia diabética, problemas arteriais e amputações, doença renal, pé diabético, problemas oftalmológicos (glaucoma, catarata, retinopatia), alteração de humor, ansiedade, depressão e problemas sexuais.
“O pré-diabetes já pode levar à complicações?”
FATO – A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que cerca de 13 milhões de brasileiros tenham diabetes, e que mais da metade deles não sabe que têm a doença. O mesmo cenário é visto em relação ao pré-diabetes, condição que antecede o diagnóstico de diabetes, quando a glicemia tem níveis intermediários entre o normal e os considerados para diagnóstico da doença; assim como o diabetes, ele também está associado ao aumento do risco de complicações, cardíacas e renais, por exemplo.
Estima-se que para cada paciente diabético, existam pelo menos três pacientes em risco, ou seja, cerca de 40 milhões de brasileiros podem ser pré-diabéticos. Aproximadamente 25% dessa população se tornará diabética nos próximos cinco anos.
Por isso, todo cuidado é pouco. Fique atento a alguns possíveis sintomas dessa condição:
• Fome e sede frequente;⠀
• Vontade de urinar diversas vezes ao dia;⠀
• Cansaço e sono excessivo;⠀
• Perda ou ganho de peso.⠀
Caso perceba qualquer sintoma, procure-nos! O atendimento precoce é muito importante para realizarmos exames, traçar a presença de fatores de risco e buscar o diagnóstico.