A Atualização de Linguagem para Diabetes e outras Condições Crônicas de Saúde, é um trabalho que nos honra e estimula a buscar a transformação da linguagem em relação às pessoas com DCNTs/CCNTs.
O papel da comunicação é central na informação da população, permitindo tomada de decisões que possibilitem manter ou melhorar a saúde de todos. Para aqueles em risco de desenvolver ou já diagnosticados com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), mais conhecidas no português do Brasil como doenças crônicas não transmissíveis ou DCNTs, a comunicação adequada, seja ela de massa, seja pessoal, determina a tomada de atitude oportuna e o engajamento nos autocuidados.
Este material resulta da parceria do FórumDCNTs com diversos de seus membros dos setores público, privado e terceiro setor, que entendem a relevância do tema. Nele apresentamos uma série de recomendações quanto ao uso de termos reconhecidos, atualmente, como mais adequados para a comunicação sobre e com pessoas com CCNTs. Com isso, ele poderá servir de referência para todos os profissionais, acadêmicos e estudantes de saúde, profissionais de comunicação, e demais interessados. Enfatizamos, ao mesmo tempo, que cada indivíduo tem liberdade para se referir a si mesmo da forma como se sentir mais confortável.