Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes, representando cerca de 90% de todos os casos de diabetes.

É geralmente caracterizada por resistência à insulina , onde o corpo não responde totalmente à insulina. Como a insulina não pode funcionar adequadamente, os níveis de glicose no sangue continuam subindo, liberando mais insulina. Para algumas pessoas com diabetes tipo 2, isso pode esgotar o pâncreas, fazendo com que o corpo produza cada vez menos insulina, causando níveis de açúcar no sangue ainda mais altos ( hiperglicemia ).

O diabetes tipo 2 é mais comumente diagnosticado em adultos mais velhos , mas é cada vez mais visto em crianças, adolescentes e adultos jovens devido ao aumento dos níveis de obesidade, inatividade física e má alimentação.

A pedra angular do controle do diabetes tipo 2 é uma dieta saudável , aumento da atividade física e manutenção de um peso corporal saudável . Medicação oral e insulina também são frequentemente prescritas para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue.

Fatores de risco

Vários fatores de risco foram associados ao diabetes tipo 2 e incluem:

• História familiar de diabetes
• Excesso de peso
• Dieta não saudável
• Inatividade física
• Aumento da idade
• Pressão alta
• Etnia
• Tolerância diminuída à glicose (IGT)*
• Histórico de diabetes gestacional
• Má nutrição durante a gravidez

*Tolerância diminuída à glicose (IGT) é uma categoria de glicose no sangue acima do normal, mas abaixo do limiar para o diagnóstico de diabetes.

Mudanças na dieta e na atividade física relacionadas ao rápido desenvolvimento e urbanização levaram a um aumento acentuado no número de pessoas com diabetes tipo 2.

Sintomas da diabetes tipo 2

Os sintomas do diabetes tipo 2 são semelhantes aos do diabetes tipo 1 e incluem:

• Sede excessiva e boca seca
• Micção frequente
• Falta de energia, cansaço
• Feridas de cura lenta
• Infecções recorrentes na pele
• Visão embaçada
• Formigamento ou dormência nas mãos e pés.

Esses sintomas podem ser leves ou ausentes e, portanto, as pessoas com diabetes tipo 2 podem viver vários anos com a doença antes de serem diagnosticadas.

Manejo do diabetes tipo 2

A pedra angular do controle do diabetes tipo 2 é um estilo de vida saudável , que inclui uma dieta saudável, atividade física regular, não fumar e manter um peso corporal saudável.

Com o tempo, um estilo de vida saudável pode não ser suficiente para manter os níveis de glicose no sangue sob controle e as pessoas com diabetes tipo 2 podem precisar tomar medicação oral. Se o tratamento com um único medicamento não for suficiente, podem ser prescritas opções de terapia combinada.

Quando a medicação oral não é suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue, as pessoas com diabetes tipo 2 podem precisar de injeções de insulina.

Medicamentos para diabetes tipo 2

Os medicamentos orais mais comumente usados ​​para diabetes tipo 2 incluem:

Metformina: reduz a resistência à insulina e permite que o corpo use sua própria insulina de forma mais eficaz. É considerado o tratamento de primeira linha para diabetes tipo 2 na maioria das diretrizes em todo o mundo.

Sulfoniluréias: estimulam o pâncreas a aumentar a produção de insulina. Sulfonilureias incluem gliclazida, glipizida, glimepirida, tolbutamida e glibenclamida.

Prevenção do diabetes tipo 2

Há uma série de fatores que influenciam o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Os mais influentes são os comportamentos de estilo de vida comumente associados à urbanização. A pesquisa indica que a maioria dos casos de diabetes tipo 2 pode ser evitada por meio de uma dieta saudável e atividade física regular . Uma dieta saudável inclui reduzir a quantidade de calorias se você estiver acima do peso, substituir gorduras saturadas (por exemplo, creme, queijo, manteiga) por gorduras insaturadas (por exemplo, abacate, nozes, azeite e óleos vegetais), comer fibras alimentares (por exemplo, frutas, legumes, grãos integrais) e evitar o uso de tabaco, álcool excessivo e adição de açúcar.

A atividade física regular é essencial para ajudar a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. É mais eficaz quando inclui uma combinação de exercícios aeróbicos (por exemplo, corrida, natação, ciclismo) e treinamento de resistência, além de reduzir a quantidade de tempo gasto em inatividade.

Conheça o seu risco de diabetes tipo 2

Questionários breves são formas simples, práticas e baratas de identificar rapidamente pessoas que podem estar em maior risco de diabetes tipo 2 e que precisam ter seu nível de risco mais investigado.

O Formulário Finlandês de Avaliação de Risco de Diabetes Tipo 2 , desenvolvido em 2001, é um exemplo de um questionário eficaz que pode ser usado como base para o desenvolvimento de questionários nacionais que levam em consideração fatores locais. Ele tem oito questões pontuadas, com a pontuação total do teste fornecendo uma medida da probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 nos 10 anos seguintes. O verso do formulário contém um breve conselho sobre o que o entrevistado pode fazer para reduzir o risco de desenvolver a doença e se deve procurar aconselhamento ou fazer um exame clínico. O teste leva apenas alguns minutos para ser concluído e pode ser feito online, em farmácias ou em vários eventos públicos de campanha.

A IDF desenvolveu uma avaliação on-line de risco de diabetes tipo 2 que visa prever o risco de um indivíduo desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos dez anos. O teste é baseado na pontuação finlandesa de risco de diabetes (FINDRISC) desenvolvida e projetada por Adj. Prof Jaana Lindstrom e Prof. Jaakko Tuomilehto do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar, Helsinque, Finlândia.

Fonte: Federação Internacional de Diabetes (IDF)